Total de visualizações de página

19/07/2021

Vídeo, Quadrinhos, Digital Stories

 Agora que já vimos os recursos de áudio, vamos ver alguns recursos visuais. No contexto de ensino de línguas, podemos relacionar os recursos de áudio à produção oral dos estudantes, enquanto os recursos visuais que veremos aqui poderiam ser relacionados à produção escrita. Porém, este mundo digital com seus recursos permite uma fluidez entre oral e escrito e a criação de novas formas híbridas. De qualquer modo, os recursos apresentados neste post não ficam restritos ao ensino de línguas: podem ser usados por todos!

Contar histórias é uma habilidade que acompanha a humanidade há muito tempo. Não importa o meio - oral, imagens, escrito, digital, podemos utilizar a mesma estrutura para contar uma história.

Se você ficou interessando no tema "Digital Stories", uma dica é o livro Digital Storytelling in the Classroom: New Media Pathways to Literacy, Learning, and Creativity, escrito por Jason B. Ohler. O e-book está disponível na Amazon brasileira. Como o preço não é tão convidativo, outra opção é acessar o site do autor:

https://www.jasonohlerideas.com/

e a página sobre o livro, com vários materiais interessantes:

http://www.jasonohler.com/storytelling/assessmentWIX.cfm

Vamos conhecer alguns dos recursos digitais disponíveis?

Invertendo a ordem do título do post, vamos começar pelo Pixton. O site/aplicativo permite a criação de quadrinhos com vários recursos na versão gratuita. Você vai precisar criar uma conta como professor, seu avatar, e convidar seus alunos. O vídeo abaixo apresenta um breve tutorial do Pixton.




Um tutorial em pdf está disponível no link a seguir:

https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Pixton.pdf

Os participantes do curso acharam muito divertido criar o avatar. O meu ficou assim:



Aqui está um trecho do quadrinho que criei para servir como exemplo:


Além disso, é possível "tirar" fotos da turma (com os avatares) com diferentes temas (Primavera, Páscoa, Viagem, etc.). É uma boa recordação para esses tempos de distanciamento físico. Ah... é possível imprimir os quadrinhos  ou baixá-los em pdf.

Outro recurso divertido é o SimpleShow. Durante o curso, o aplicativo permitia escolher apenas entre inglês e alemão para a narração do vídeo. Agora, há 20 línguas disponíveis! Isso é ótimo! A imagem abaixo é o do vídeo (link a seguir) criado para divulgar o último encontro do curso, com as apresentações dos participantes. Observe que a narração está em inglês (para dar certo, o texto também).



https://videos.simpleshow.com/uYpoIyxLS7


Abaixo, o link do vídeo que criei para o blog (em português!):

https://videos.simpleshow.com/jvTAQnT4cG

Este é em italiano:

https://videos.simpleshow.com/hivMn9AbMV

Se a minha empolgação com a nova descoberta (20 línguas!) não ficou evidente, confesso: fiquei muito feliz com a novidade! Agora posso criar vídeos em italiano! Afinal, sou professora de italiano. Mais do que isso: nossos alunos podem criar vídeos nas suas respectivas línguas estrangeiras (dentre aquelas disponíveis: inglês, árabe, chinês, dinamarquês, holandês, francês, alemão, islandês, italiano, japonês, coreano, norueguês, polonês, português/Portugal, português/Brasil, romeno, russo, espanhol, sueco, turco e galês - mantive a sequência original da lista de línguas).

Outra opção útil para criar vídeos é o Moovly. A versão gratuita permite a criação de vídeos a partir de trechos/vídeos disponíveis no próprio aplicativo ou fazendo o upload de vídeos do computador ou selecionando entre aqueles que colocamos na "nuvem" (google drive ou similares), sendo possível inserir o nosso áudio. Com ele, podemos, também, "costurar" os nosso vídeos (por exemplo, nossos alunos podem gravar vídeos com os personagens de uma história escolhida/criada pela turma, usando o zoom ou o celular e, depois, editamos tudo como um único vídeo, com direito a fundo musical! Que tal fazer com que seus alunos sejam protagonistas de um vídeo?

O próximo vídeo foi criado com o Moovly. Usamos trechos de vídeos disponíveis na plataforma e o áudio gravado por nós (eu e alguns participantes do curso) - editado previamente com o Audacity (veja o post sobre recursos de áudio).



Outras duas sugestões dadas pelos participantes do curso são:

https://scratch.mit.edu/

e

https://www.animaker.co/


Aqui está um vídeo que explica como usar o scratch (criar um projeto e programar o que acontece no vídeo). O verbo "programar" assustou você? Calma, os recursos aparecem como bloquinhos coloridos.


O animaker é uma opção mais, digamos, intuitiva (em relação ao scratch). Quer saber por onde começar? O vídeo abaixo pode ser útil:



Aqui está o vídeo que fiz com o animaker:


Ficaram animados? Agora é com vocês!

Divirtam-se!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais algumas sugestões pós-curso

 Não pretendemos esgotar todos os recursos digitais disponíveis no momento. Mas, a internet e as dicas de outros professores nos levam a des...