Com a pandemia, o ensino precisou migrar para o remoto, assumindo, geralmente, um caráter híbrido: as aulas são síncronas, mas em plataformas online que permitem realizar videoconferências e, portanto, não presenciais. Algumas das mais utilizadas são: google meet, zoom, microsoft Teams, etc. Mas há outras que também podem ajudar e são bem interessantes. Dentre elas, citamos o Jitsi e o Butter.
O Jitsi possui código aberto e permite grupos sem limite de tempo, além de possibilitar o compartilhamento de vídeos diretamente do youtube, além do compartilhamento de arquivos do computador local. Criar uma sala de reunião é muito simples. Basta acessar o site
Há alguns meses, uma nova ferramenta do jitsi foi disponibilizada: o fundo virtual. Além disso, dá para gravar a reunião no dropbox, entre outras coisas.
Nos nossos encontros, utilizamos o zoom. Para isso, fizemos uma assinatura de um mês (pagamento em dólar...). Precisava de uma plataforma estável e que permitisse a gravação no computador local para a minha pesquisa (sem o limite de 40 minutos oferecido na versão gratuita). Mas isso não diminui o valor do jitsi. Veja, por exemplo, o vídeo abaixo para descobrir as vantagens e desvantagens de cada recurso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário