Total de visualizações de página

14/07/2021

Recursos de áudio, Mensagens de voz, Podcasts

Um dos desafios de se ensinar línguas nesses tempos de pandemia, com as aulas remotas, certamente é desenvolver a produção oral dos alunos. Antes mesmo desses tempos estranhos, numa das primeiras experiências de ensino de língua usando o Skype e, em seguida, o Zoom, constatei que há uma menor capacidade, por parte do estudante, de perceber as nuances que contribuem para uma boa pronúncia na língua estrangeira estudada.

Há alguns recursos que podem ajudar nesse sentido. Comecemos com um site: Forvo, que se define como um guia de pronúncias.




Os inscritos no site contribuem com gravações de sua própria pronúncia e o site tem palavras e expressões de todas as línguas indicadas nas imagens acima. Há gravações até em Interlíngua (aquela língua intermediária dos aprendizes de línguas - algo entre a língua materna e a língua que se aprende). Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se inscrever e colaborar no site - seja como professor ou como estudante. Para as crianças entre 3 e 6 anos, há um aplicativo (https://pt.forvo.com/forvokids/) com jogos de vocabulário para algumas línguas (inglês, espanhol, alemão, francês ou euskara/basca). Vale a pena!

O blog abaixo fala sobre como gravar áudios pode ajudar os estudantes de línguas:


Vamos fazer gravações de áudio com os estudantes? Os smartphones geralmente têm o gravador para isso, mas que tal fazer uma gravação online usando o site vocaroo? É fácil e podemos salvar o arquivo em mp4. Uma sugestão é gravar uma história com os alunos (cada um faz um personagem). As gravações são feitas separadamente e, depois, é só juntar. Dá até para colocar fundo musical!
Talvez você esteja pensando: "ok, gravar com o vocaroo é fácil, mas como junto todas as gravações e ainda coloco fundo musical?". Para nos ajudar, podemos usar o Audacity. É necessário fazer o download do software (que, a propósito, é  mais um recurso com código aberto que vimos aqui).



Vai dar um pouquinho de trabalho, mas coragem! O resultado vale a pena! Uma dica é: peça para os alunos lerem mentalmente o texto antes e depois das suas falas, para deixar um intervalo entre as falas e poder encaixar tudo com mais facilidade (se "sobrar" intervalos sem falas, dá para "cortar" esses trechos).

Aqui está um vídeo que introduz o Audacity (além de editar, também podemos gravar nossos áudios com ele):


Outro recurso que podemos usar para deixar o áudio ainda mais divertido é o Voicemod. Com ele, podemos escolher efeitos para acoplar à nossa voz. O resultado faz sucesso. Cuidado, porém, para baixar o programa (versão gratuita) apenas no site oficial, para não correr riscos de baixar versões com vírus.

Precisa de músicas para o fundo musical do seu áudio? Uma boa opção é o site freemusicarchive.org.

Se você e seus alunos gostarem da experiência, o próximo passo será criar um Podcast com conteúdos pensados, criados e produzidos pela sua turma. Aqui estão algumas páginas que apresentam o Podcast:





Uma vez pronto, você vai precisar de uma plataforma para publicar o seu podcast. Uma das opções é o Anchor.

Geralmente, os podcasts estão atrelados a páginas (sites/blogs) ou a redes sociais. Aqui estão alguns exemplos em italiano:






Antes de concluir este post, me lembrei de um tempo lá para trás... antes da internet. Naquela época, era uma alegria quando alguém chegava com uma fita cassete contendo novos materiais (quase sempre música) para o ensino de línguas! Agora temos inúmeras opções "ao alcance do mouse - ou dos dedos". Mais do que isso: podemos criar nossos próprios conteúdos!

Vamos lá?

Divirtam-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais algumas sugestões pós-curso

 Não pretendemos esgotar todos os recursos digitais disponíveis no momento. Mas, a internet e as dicas de outros professores nos levam a des...