Total de visualizações de página

13/07/2021

Recursos para organizar e compartilhar - Publicações online - Referências e afins

Hoje, vamos falar sobre mais alguns tipos de recursos digitais (sites, plataformas, aplicativos, etc.). Obviamente, não será possível apresentar todas as opções que existem atualmente - assim como não o fizemos nos posts anteriores, mas os recursos a seguir valem a pena.

Começamos com recursos úteis para organizar e compartilhar materiais, tarefas, cronogramas, trabalhos em equipe, etc.. Você já ouviu falar no Notion? Há as opções de usar a ferramenta ("tool", em inglês - e poderíamos entrar na questão de qual termo seria mais apropriado: "recurso" ou "ferramenta"... mas isso fica para uma outra oportunidade) como um aplicativo web, ou desktop, ou para dispositivos móveis (smartphones ou tablets, por exemplo). Ou seja, o acesso é possível em qualquer lugar e em qualquer ocasião. Aliás, outros recursos também possuem aplicativos para smartphones que facilitam a sua utilização.



Aqui estão dois vídeos que podem ajudar a apresentar e a usar o notion:



Clara, a garota do vídeo acima, preparou outros dois vídeos sobre o Notion, mas esse é o introdutório. Lembrando que o recurso pode ser usado para organizar estudos e projetos individuais ou propostas a serem feitas em equipe - permitindo a participação e a visualização de todos os integrantes do grupo. Na página inicial do Notion, há a frase "The missing half of Slack" (algo como "a metade que faltava no Slack" - em tradução livre), pois não deixa as ideias se perderem como poderia acontecer no Slack.

Por falar em Slack... Esse é um recurso que permite a troca de mensagens e arquivos entre integrantes de uma equipe (de trabalho ou de estudos, por exemplo) - funcionando como um substituto dos e-mails e garantindo que que não ocorrar problemas de comunicação entre os membros da equipe (ou da empresa). Também possibilita videoconferências com os participantes do grupo. Ou seja, contribui para a colaboração, mas fica faltando a metade que o Notion oferece 😊. Aqui está um vídeo para quem ficou curioso:



Outro recurso conhecido é o Trello. Surgiu antes do Notion e também funciona bem como "a metade que faltava do Slack". Aqui está o vídeo introdutório:


Os quadros possuem colunas para as etapas do projeto: ideias, a fazer, fazendo e feito, que permitem que os integrantes da equipe visualizem o andamento do trabalho. Para quem conhece um pouco o contexto das empresas, essa proposta se baseia uma metodologia ágil chamada de Scrum. Aqui está outro vídeo interessante:



Até aqui, vimos recursos que organizam e aumentam a produtividade dos integrantes de uma equipe. Mas há ainda outro recurso, com direito a aplicativo para smartphone, que pode ajudar muito no contexto educacional (professores e suas turmas de alunos). Trata-se do Bublup

Não encontrei nenhum vídeo em português no youtube sobre o Bublup! Então, fico com a impressão de que esse aplicativo é a grande novidade deste post (pelo menos aqui no Brasil)! 😊

A proposta do Bublup é "Insta-organizar tudo". Ou seja, criamos pastas visuais contendo fotos, links, arquivos, vídeos, anotações, música, etc. Compartilhamos com amigos, familiares, colegas e... alunos. Todos podem colaborar, curtir, comentar, etc. O aplicativo é bem intuitivo. Basta clicar no sinal de + (mais), no canto direito inferior para criar novas pastas ou adicionar novos materiais. Ah... Não sei por quanto tempo será assim, mas, a cada novo participante do seu grupo, você ganha mais espaço (memória) para a sua conta! Vale muito a pena! Foi o aplicativo que mais usamos com os participantes do curso e, certamente, o usaremos muito daqui para a frente.

Aqui está um dos vídeos do canal do Bublup no YouTube:


O vídeo está em inglês, mas é possível colocar as legendas no YouTube.






Acima, duas imagens com as pastas que criei no Bublup para o curso.

Outro recurso interessante para organizar e compartilhar é o Symbaloo (o link para a versão voltada para a educação é https://education.symbaloo.com/). Na verdade, o site permite que o usuário organize os links de seus sites como botões, agrupando-os de acordo com seus interesses. É possível deixar a página acessível a todos e/ou compartilhá-la com os alunos, ou amigos e outros professores. Também podemos defini-la como página inicial no nosso navegador. Os participantes do nosso curso não demonstraram muito interesse pelo aplicativo, mas ele pode ser útil como base de sites confiáveis para as pesquisas feitas pelos alunos, por exemplo. Ou, para agrupar dicionários online, jornais, revistas, sites de lojas, etc. (se pensamos em ensino de línguas, por exemplo). Acho que vale a pena conhecer melhor. Aqui estão duas imagens para ver como a página do symbaloo fica:




Ia me esquecendo de mencionar que podemos escolher as cores dos botões e o fundo da nossa página.

Um dos links disponíveis numa página de educação do Symbaloo apresenta vídeos de atores que fazem a leitura de livros de histórias infantis (em inglês). Aqui está o link:

https://storylineonline.net/

Algumas vezes, em nossa vida acadêmica, precisamos ter acesso a artigos, trabalhos e pesquisadores da nossa área de estudos. Nem sempre os artigos ficam disponíveis gratuitamente para a consulta nos sites das publicações científicas. Nesse caso, vale a pena conhecer redes sociais acadêmicas em que podemos encontrar além dos artigos e trabalhos que nos interessam, os próprios autores ou outros pesquisadores da nossa área. Dois exemplos dessas redes sociais são:

ResearchGate




Minha página no academia.edu:


Por outro lado, se você gostaria de ter acesso a publicações gratuitas como revistas e e-books (materiais autênticos para suas aulas de línguas ou de outras disciplinas) ou se gostaria de publicar algum material desse tipo com seus alunos (que pode ser feito usando, por exemplo, o Canva), sugerimos dois sites:






Como exemplo, você encontrará um artigo nosso escrito juntamente com a Profa. Lucilene Cury no link abaixo:

https://issuu.com/abpeducom/docs/livro_educom_-_paginas_em_sequencia


Finalmente, vamos apresentar alguns recursos muito úteis para organizar e gerenciar conteúdos e referências. 

Para organizar e compartilhar os conteúdos que encontramos na internet - antes que eles se percam no oceano de informações disponíveis, nada melhor do que usar o Diigo. Basta criar uma conta e adicionar a extensão para o navegador (no meu caso, o google Chrome). Depois, é só salvar os conteúdos interessantes usando a extensão do Diigo. É possível fazer anotações, destacar trechos de textos, ou salvar imagens relacionadas aos temas escolhidos. Ah... è muito importante associar "tags" (etiquetas) - palavras-chave úteis para agrupar os conteúdos de acordo com o tema e para encontrá-los depois. Os vídeos abaixo explicam direitinho como fazer tudo isso (e como podemos compartilhar também):







Se a sua vida acadêmica - como professor ou como estudante, está meio atrapalhada com tantas referências e normas a serem observadas (as tão conhecidas normas da ABNT que devem ser observadas em produções acadêmicas brasileiras, ou outras normas adotadas em periódicos internacionais), uma ótima ideia é contar com um gerenciador de referências. Nos nossos encontros vimos, ainda que rapidamente, duas boas opções: o Zotero e o Mendeley.

O código do Zotero é aberto, ou seja, é desenvolvido por uma organização sem fins lucrativos o que permite que novas funcionalidades sejam desenvolvidas de forma colaborativa. Precisamos criar uma conta e baixar o software. Uma vez instalado, criamos a nossa biblioteca com as referências úteis para a nossa área de estudos e conectamos com o nosso editor de texto - há um plugin para o Word que leva a uma nova guia do Zotero no Word. Além disso, também podemos usá-lo nos arquivos online do google docs - quando fazemos o login no site. Outra utilidade é a extensão para o Google Chrome que permite que incorporemos uma referência à nossa biblioteca.

Aqui está um exemplo do Zotero extraído do próprio site:


Um blog que apresenta várias dicas úteis sobre o Zotero é

mas se você prefere vídeos, aqui estão dois que ajudarão você:





Outra opção interessante é o Mendeley. Para conhecê-lo, assista, por exemplo, ao vídeo a seguir:


Ficou em dúvida sobre qual deles escolher? O próximo vídeo compara os dois gerenciadores:



Agora é só tomar coragem! Mãos à obra!

Divirtam-se!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais algumas sugestões pós-curso

 Não pretendemos esgotar todos os recursos digitais disponíveis no momento. Mas, a internet e as dicas de outros professores nos levam a des...