Total de visualizações de página

08/07/2021

Mapa de ideias, nuvem de palavras, linha do tempo

 Hoje você precisa "organizar as ideias" ou visualizar melhor os tópicos de um tema estudado? Então, que tal criar um mapa de ideias (ou mapa mental, se você preferir)? Apresentamos três recursos digitais para ajudá-los.

A primeira opção é o aplicativo/site mindmup:



A versão gratuita não permite muitas coisas, mas é interessante para quem quer criar um mapa individual. É possível inserir imagens e adesivos, porém o arquivo fica grande e recebemos a mensagem:

ou seja, podemos salvar o arquivo para usá-lo no site em outra ocasião, mas não conseguimos salvar o arquivo como imagem. Lembrando que ainda é possível dar um "printscreen" da tela (também podemos clicar ao mesmo tempo nas teclas logotipo do windows + shift + S) e salvar o nosso mapa como imagem.

Outra opção é o bubbl.us:


O recurso é bem simpático e permite fazer mais coisas na versão gratuita do que o mindmup: apresentar, compartilhar, salvar, imprimir, etc. Salvando, porém, ganhamos a marca d'água do site na nossa imagem do mapa mental:


Outra plataforma que vale a pena e já apareceu aqui no blog é o miro:


O miro vai além das opções anteriores, pois a versão gratuita permite a colaboração online o que torna a experiência mais interessante. Há vários modelos disponíveis (fluxograma, mapa mental, linha do tempo, quadros para planejamento, etc.). Além disso, o recurso está disponível no Butter o que também ajuda durante as aulas remotas. Aqui está o modelo de mapa mental disponível no site:

Como o site diz, o mapa mental é um ótimo recurso para aprendizes visuais, estimula a criatividade da equipe e facilita a resolução de problemas... e podemos aproveitar tudo isso em nossas aulas!

Mas não paramos por aqui... Saindo dos mapas, entramos nas "nuvens". A nuvem de palavras é outro recurso digital/visual capaz de cativar a atenção dos alunos (especialmente quando eles ajudam a criar a nuvem de forma síncrona, ou seja, simultânea).

Um site que também já vimos em outro post e que permite a criação de nuvem de palavras é o flippity. Aqui está o nosso exemplo:



na lateral, há as instruções para copiar a nuvem, embaixo, há as opções de direcionamento, cores, tipo de letra, cor de fundo, e título. O link para acessar a nossa nuvem de palavras é:

https://flippity.net/wc.php?k=1KkMdbqK3PqdFkwFvxV_Ev9X1bkXv4rZbVIrTsGBx7Pk

Outra site divertido e com mais opções, pois é só para nuvem de palavras é o wordart. No site, é possível comprar pacotes de nuvens de palavras com "alta qualidade", mas a imagem padrão (gratuita) funciona muito bem para propósitos didáticos ou para diversão. Aliás, a nossa "foto" de perfil é uma nuvem de palavras criada no wordart:


Os alunos costumam gostar muito das nuvens de palavras. Para que eles possam participar da criação de uma, outro recurso que já vimos aqui e que vale a pena é o mentimeter. Aqui está o nosso exemplo de apresentação no mentimeter:


Como vemos, criei a apresentação, mas ainda não há nuvem de palavras. Para que ela seja criada, nós precisamos acessar o site www.menti.com e inserir o código 8375 8075 para participar da atividade. Contribua!

Aqui está a nuvem de palavras que criamos durante o nosso encontro:


Saindo da nuvem, chegamos à linha do tempo. Algumas podem ser mais elaboradas, como o exemplo disponível no flippity:

https://www.flippity.net/tl.php?k=1wblvWO2cMIo631VuztzbaJ31pWMjN1N9FYfSTsfLeKw#e2 

Nesse modelo, podemos incluir textos, fotos, links, vídeos, etc., na nossa linha do tempo (basta lembrar que adaptamos a planilha do google do flippity para o tema que nos interessa). Parece um pouco trabalhoso (dependendo do assunto/personagem escolhido), mas o resultado vale a pena.

Outro site útil para criar linhas do tempo é o time.graphics. Com um visual simples, permite criar uma linha do tempo, inserindo os eventos nas datas escolhidas, com a opção de adicionar fotos associadas aos eventos.


Meu exemplo:


É possível salvar a linha do tempo. Mas é preciso ter cuidado com o conteúdo: a versão gratuita só permite que o projeto salvo fique visível a todos! Também é possível baixar a imagem da linha do tempo criada, mas... ganhamos uma coleção de marcas d'água no nosso projeto (na versão gratuita)! Vejam só:


 "Last but not least"... outro site muito interessante, apesar de também não permitir a colaboração online/síncrona é o visme:


O visme oferece vários modelos, não só para linhas do tempo. Muitos, porém, disponíveis apenas na versão paga. Lembra, sob alguns aspectos, o canva, mas com menos opções. Um dos modelos de linha do tempo é este aqui:


A partir do modelo, podemos adaptar a linha do tempo e alterá-la para aquilo que nos interessa.

Agora é com vocês! Divirtam-se!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais algumas sugestões pós-curso

 Não pretendemos esgotar todos os recursos digitais disponíveis no momento. Mas, a internet e as dicas de outros professores nos levam a des...