Vamos falar sobre wikis?
Mas afinal, de onde vem o termo "wiki"? Trata-se de uma forma abreviada do termo havaiano wiki-wiki, que significa "rápido". A primeira wiki surgiu em 1995 - portanto, surgiu antes do primeiro blog, criado em 1997. Alguém poderia dizer: "então não vale a pena se ocupar de wikis depois de tanto tempo...". Fosse assim, a wikipedia (criada em 2001) não estaria viva até hoje, contando com milhares de colaboradores espalhados ao redor da terra. Aliás, é exatamente esse espírito de colaboração que torna o recurso ainda atual, apesar da sua "idade".
Colaboração e negociação são habilidades que precisamos desenvolver nos nossos estudantes, o que possibilita que se tornem aprendizes melhores.
Assim, uma das definições de wiki é apresentada por Will Richardson (em seu livro de 2010): uma wiki é um "website onde qualquer pessoa pode editar qualquer coisa a qualquer hora".
Algumas plataformas permitem a criação de wikis (por exemplo, o moodle), mas alguns sites que ofereciam o recurso no contexto educacional deixaram de existir de 1995 para cá.
Um site que ainda disponibiliza a ferramenta é o pbworks. Criamos um espaço para os participantes do curso, mas acabamos deixando o site de lado nos nossos encontros, pois ele não era muito "amigável" (ou intuitivo, se preferirem).
Mesmo assim, ainda queríamos colocar em prática o recurso "wiki", mas sabíamos que criar um verbete novo e inédito no wikipedia daria um pouco mais de trabalho e certamente precisaríamos de mais tempo do que o que tínhamos. Então, descobrimos um site "irmãozinho caçula" do wikipedia:
O site surgiu em 2014 e é em inglês. Após uma divertida e proveitosa reflexão linguística sobre correspondência dos provérbios em diferentes línguas/países, criamos um verbete no everipedia:
https://everipedia.org/wiki/lang_en/italian-proverbs
Que tal criar uma wiki com seus estudantes?
Divirtam-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário