Total de visualizações de página

30/06/2021

Wikis, wikipedia e everipedia

 Vamos falar sobre wikis?

Mas afinal, de onde vem o termo "wiki"? Trata-se de uma forma abreviada do termo havaiano wiki-wiki, que significa "rápido". A primeira wiki surgiu em 1995 - portanto, surgiu antes do primeiro blog, criado em 1997. Alguém poderia dizer: "então não vale a pena se ocupar de wikis depois de tanto tempo...". Fosse assim, a wikipedia (criada em 2001) não estaria viva até hoje, contando com milhares de colaboradores espalhados ao redor da terra. Aliás, é exatamente esse espírito de colaboração que torna o recurso ainda atual, apesar da sua "idade".

Colaboração e negociação são habilidades que precisamos desenvolver nos nossos estudantes, o que possibilita que se tornem aprendizes melhores.

Assim, uma das definições de wiki é apresentada por Will Richardson (em seu livro de 2010): uma wiki é um "website onde qualquer pessoa pode editar qualquer coisa a qualquer hora".

Algumas plataformas permitem a criação de wikis (por exemplo, o moodle), mas alguns sites que ofereciam o recurso no contexto educacional deixaram de existir de 1995 para cá.

Um site que ainda disponibiliza a ferramenta é o pbworks. Criamos um espaço para os participantes do curso, mas acabamos deixando o site de lado nos nossos encontros, pois ele não era muito "amigável" (ou intuitivo, se preferirem). 

Mesmo assim, ainda queríamos colocar em prática o recurso "wiki", mas sabíamos que criar um verbete novo e inédito no wikipedia daria um pouco mais de trabalho e certamente precisaríamos de mais tempo do que o que tínhamos. Então, descobrimos um site "irmãozinho caçula" do wikipedia: 

https://everipedia.org/ 

O site surgiu em 2014 e é em inglês. Após uma divertida e proveitosa reflexão linguística sobre correspondência dos provérbios em diferentes línguas/países, criamos um verbete no everipedia:

https://everipedia.org/wiki/lang_en/italian-proverbs

Que tal criar uma wiki com seus estudantes?

Divirtam-se!




27/06/2021

Canva

 Um dos recursos que vimos nos nossos encontros foi o canva:

https://www.canva.com/  

Aliás, preparei a apresentação para divulgar o nosso curso usando o canva. Para quem já esqueceu, aqui está:


Há vários recursos e modelos possíveis, como o próprio site diz: "crie designs para tudo". Podemos, inclusive, criar uma apresentação e gravar uma videoaula no canva. Veja o vídeo abaixo:



Outra funcionalidade interessante é que podemos compartilhar os designs com outras pessoas (por exemplo, alunos) e é possível editar os projetos online com a participação de todos, o que torna a experiência mais colaborativa.

Nos outros posts vocês verão outros materiais que fizemos com o canva.

Divirtam-se!


Entre o jitsi, o zoom e... uma surpresa! Vantagens, desvantagens e possibilidades

Com a pandemia, o ensino precisou migrar para o remoto, assumindo, geralmente, um caráter híbrido: as aulas são síncronas, mas em plataformas online que permitem realizar videoconferências e, portanto, não presenciais. Algumas das mais utilizadas são: google meet, zoom, microsoft Teams, etc. Mas há outras que também podem ajudar e são bem interessantes. Dentre elas, citamos o Jitsi e o Butter. 

O Jitsi possui código aberto e permite grupos sem limite de tempo, além de possibilitar o compartilhamento de vídeos diretamente do youtube, além do compartilhamento de arquivos do computador local. Criar uma sala de reunião é muito simples. Basta acessar o site

https://jitsi.org/

Há alguns meses, uma nova ferramenta do jitsi foi disponibilizada: o fundo virtual. Além disso, dá para gravar a reunião no dropbox, entre outras coisas. 

Nos nossos encontros, utilizamos o zoom. Para isso, fizemos uma assinatura de um mês (pagamento em dólar...). Precisava de uma plataforma estável e que permitisse a gravação no computador local para a minha pesquisa (sem o limite de 40 minutos oferecido na versão gratuita). Mas isso não diminui o valor do jitsi. Veja, por exemplo, o vídeo abaixo para descobrir as vantagens e desvantagens de cada recurso:



Durante o curso, descobrimos outra plataforma muito interessante para as aulas online, em especial para quem leciona para crianças ou adolescentes: o Meet Butter, ou, simplesmente, Butter:



No Butter, podemos criar nossos avatares. Aqui está o meu:


Imagino que os alunos adorem essa funcionalidade!

Também é possível usar o youtube, o miro, o google drive e o quadro branco diretamente do aplicativo, permitindo atividades colaborativas e divertidas.


Se você se interessou, um vídeo bem legal que introduz o Butter é:


Divirtam-se!






Possibilidades com o edmodo

Um dos recursos que conhecemos é o site edmodo:

edmodo

na verdade, podemos dizer que se trata de uma rede social voltada para o ensino. Disponível em vários idiomas, possibilita a criação de classes virtuais em que o professor pode inserir materiais, controlar a atividades feitas pelos alunos, elaborar jogos e quiz, manter um calendário de atividades, e, até mesmo, criar arquivos online no word. Também permite encontrar outros professores inscritos na plataforma. No caso de turmas de alunos do ensino fundamental ou do ensino médio, os pais podem acompanhar seus filhos diretamente no site. Os alunos, claro, também são estimulados a participar ativamente da turma. 


É um recurso prático que permite organizar os materiais e a própria turma de alunos (ou turmas) em um ambiente online. Vale a pena!

Divirtam-se!






26/06/2021

Primeiro encontro: apresentações, Letramentos Digitais, alguns recursos

 No nosso primeiro encontro, após as apresentações de cada participante, introduzimos brevemente o termo "Letramentos Digitais". No Brasil, temos três termos que são utilizados no contexto das tecnologias digitais: letramento, alfabetização e literacia. Defendemos a utilização do termo "letramento" quando nos referimos ao desenvolvimento das habilidades de uso, seja das tecnologias digitais, quanto das mídias ou das informações. Já o termo "alfabetização" é entendido, de acordo com nossa escolha, como processo de aquisição do sistema (tanto aquele digital, quanto aqueles midiático ou informacional). Se você tem interesse em ler mais sobre o tema, aqui vão dois links que podem ser úteis:

Reflexões sobre o uso dos termos "alfabetização" - "letramento" e "literacia"

#Imigrantes, #escritas e #letramentos digitais: uma viagem virtual, um blog e um estudo de caso

Alguns recursos vistos (que serão vistos com mais detalhes em outros posts) foram: canva, edmodo, blog (o nosso) e o jitsi.

Talvez o blog seja um dos mais "antigos" recursos digitais ainda em uso. Contudo, permanece atual e permite que o seu autor divulgue suas ideias e/ou informações a todos que têm acesso à internet. 

Se você é professor ou estudante de italiano, aqui estão alguns exemplos de blogs:

https://www.ispeakitaliano.it/blog/

http://blogeducativoitaliano.blogspot.com/

https://aulalingue.scuola.zanichelli.it/benvenuti/

https://mauriziopistone.it/blog/

Nos próximos posts vamos falar um pouco sobre os recursos apresentados nos encontros. Os recursos digitais que veremos foram selecionados a partir daqueles que foram mais escolhidos pelos participantes da nossa aventura. Uma vez selecionados, agrupamos os recursos que eram relacionados entre si.

Divirtam-se! 





Programa final do curso - Informações sobre o blog

 Olá a todos e a todas,

Os encontros do curso ocorreram nos meses de março e abril. Como houve algumas alterações no nosso programa, aqui está a sua versão final:





Nosso blog surgiu não apenas para divulgar o nosso curso mas, também, para apresentar os recursos que foram vistos e usados nos encontros. A ideia inicial era que todos os participantes do curso também fossem co-autores aqui do blog. O curso acabou há algum tempo, mas somente Rosa conseguiu contribuir aqui no blog. Como estamos em meio à pandemia, imagino que a correria não tenha permitido outras participações. Enfim, cá estamos para apresentar os recursos vistos durante nos encontros.

Divirtam-se!  



Mais algumas sugestões pós-curso

 Não pretendemos esgotar todos os recursos digitais disponíveis no momento. Mas, a internet e as dicas de outros professores nos levam a des...