Mais um recurso que "vale a pena ver de novo": as webquests. Na verdade, a webquest não é um recurso digital, mas uma atividade que é feita usando as informações disponíveis na internet e que, portanto, pode usar os recursos digitais disponíveis. Bernie Dodge foi um dos primeiros a propor um modelo para esse tipo de atividade didática, em 1995.
Lembrando que a internet comercial brasileira surge em meados de 1995. Antes disso, o uso da internet, no Brasil, era restrito ao contexto acadêmico. Antes da passagem para a Web 2.0, em 2004, a Web 1.0 permitia apenas a leitura de informações, a transferência de arquivos, envio e recebimento de mensagens e acesso a bases de dados (veja, por exemplo, a minha dissertação de mestrado, p. 30). Ou seja, o usuário da Web 1.0 não tinha, geralmente, condições de criar conteúdos como é possível atualmente.
A webquest é uma atividade de pesquisa orientada, na qual as informações são obtidas a partir de recursos ou fontes disponíveis na internet. Ou seja, o professor propõe ao aluno as fontes (sites, vídeos, etc.) para que ele faça a sua pesquisa sobre um determinado assunto. É uma atividade didática que não fica restrita ao contexto de ensino de línguas (estrangeiras), mas pode ser utilizada em qualquer disciplina estudada.
Inicialmente, era dividida em quatro partes: introdução (contextualização do tema), tarefa (apresentação da atividade, indicando o que o aluno precisa fazer), processo (o aluno desenvolve a pesquisa a partir de recursos pré-estabelecidos pelo professor), (auto)avaliação (alunos comparam seus resultados entre si, o professor avalia as atividades apresentadas pelos alunos - é importante deixar claro os critérios que serão usados para avaliar as webquests). Também é possível incluir uma última parte: a conclusão ( faz o "arremate" da webquest).
Alguns sites úteis sobre webquests:
http://fpce.uc.pt/webquest/exemplos.htm#Exemplos_realizados_nas_Aulas
o site acima é do próprio Bernie Dodge!
Como resultado da nossa aventura, elaboramos uma webquest sobre deepfakes, assunto super atual, usando o canva para criar uma apresentação, com direito a vídeos do Youtube e fundo musical (na versão mp4, sem os vídeos). Aqui está o link para assisti-la:
A nossa webquest não é só um exemplo de como a atividade pode ser apresentada aos alunos, mas também uma sugestão de como os alunos poderiam apresentar seus próprios resultados. Haveria outras maneiras também: um design para as redes sociais, ou um quadrinho (criado a partir de um recurso que veremos em um outro post).
Divirtam-se!
Nenhum comentário:
Postar um comentário